Reta final nas eliminatórias da Copa do Mundo Rússia 2018

Crédito: AFA

Elas estão de volta a partir desta quinta-feira, as Eliminatórias para a Copa do Mundo Rússia 2018 terão até a próxima terça-feira dias ininterruptos de jogos válidos por todos os continentes para a definição de quase todas as vagas diretas e dos países que jogarão a repescagem em novembro para fechar a conta e passar a régua na lista de quem jogará pelo título mundial.

Além dos russos – garantidos por sediarem a Copa, as seleções de Arábia Saudita, Bélgica, Brasil, Coreia do Sul, Irã, Japão e México já estão classificadas. Outros 17 países podem ser conhecidos até a noite de terça-feira (seriam 18 se a África não tivesse a disputa até meados de novembro) e sobrarão seis vagas para os confrontos de repescagem que acontecem nos dias 6 e 14 do próximo mês.

A seguir, fiz um resumo do que pode (ou não) acontecer nas próximas manhãs, tardes e noites (ah o fuso!). Os principais jogos serão transmitidos pela TV (Sportv e ESPN), mas você também pode acompanhar no livescore oficial da FIFA, que traz todas as informações dos jogos em tempo real.

AMÉRICA DO SUL

 

Uma das mais disputadas eliminatórias dos últimos tempos em nosso continente está prestes a terminar podendo deixar a poderosa Argentina, de Messi, vendo a Rússia pela telinha, com o controle remoto. Os argentinos apelaram até para a mística de La Bombonera para evitar uma derrota para o Peru que deixaria o país rezando pela repescagem.

Como você pode conferir à esquerda, Bolívia e Venezuela já estão eliminadas e o Brasil está fazendo treinos de luxo nas rodadas finais. Enquanto isso, tem confronto direto de Chile e Equador, Colômbia e Paraguai, além de Argentina e Peru.

Quem tem uma situação bem mais favorável é o Uruguai, que joga justamente contra os países já eliminados.

Para a rodada final, tudo depende dos resultados desta quinta-feira, já que a briga está bem embolada, mas poderemos ter eliminações antecipadas para Equador e Paraguai. E se Argentina e Colômbia não fizerem a lição de casa nesta quinta, a noite da próxima terça-feira promete!

 


AMÉRICAS DO NORTE, CENTRAL E CARIBE

 Os mexicanos já estão com o burro na sombra e cumprem tabela nas duas rodadas finais, nesta sexta-feira e na próxima terça, quando o objetivo será manter a campanha invicta contra a quase eliminada Trinidad e Tobago, além de Honduras, que vai para a última rodada ainda na briga.

A situação mais alarmante é a dos Estados Unidos, que recebe o Panamá e não pode pensar em não vencer para que não sobre apenas a repescagem. A Costa Rica já está quase lá e precisa apenas de um empate contra Honduras ou Panamá para se garantir oficialmente.

Honduras, Panamá e Estados Unidos vão decidir as outras três colocações, uma da vaga direta, outra na repescagem contra Austrália ou Síria e a que não leva a nada.


ÁFRICA

O envolvimento de um árbitro em corrupção causou a anulação da partida entre África do Sul e Senegal, que já havia sido disputada e foi remarcada com acordo aceito por ambos os países para a disputa em novembro, que será quase um mata-mata.

A rodada final das eliminatórias africanas acontece apenas a partir de 6 de novembro, mas a partir desta sexta-feira já podemos ter os primeiros países classificados do continente para a Copa da Rússia.

Tunísia, Nigéria, Costa do Marfim e Egito são os países com chances de classificação antecipada, sendo que os nigerianos dependem apenas deles, em confronto direto com Zâmbia.


ÁSIA

Os quatro países asiáticos com vaga direta na Copa do Mundo foram definidos em setembro, com Arábia Saudita e Coreia do Sul se juntando a Irã e Japão. Mas ainda sobrou a repescagem que decide o país que vai encarar o quarto colocado da Concacaf (Américas do Norte, Central e Caribe) em novembro.

Para efeitos de Copa do Mundo FIFA, a Austrália faz parte da Ásia e não da Oceania. E os australianos estão na disputa da repescagem contra a Síria, o país mais improvável na busca pela vaga no Mundial em tempos de guerra civil.

Não que os sírios não possam jogar bom futebol, mas o fato é que eles nem jogar em casa podem. A partida da manhã desta quinta acontece na Malásia, onde tem sido mandante de seus jogos em busca da Copa. E mais, a vaga na repescagem foi obtida nos últimos instantes da partida contra o Irã, que jogava em casa e fora o primeiro do continente a classificar.


EUROPA

Lembra que o começo deste texto citava jogos todos os dias até a próxima terça-feira? Os europeus são os responsáveis!

E tem apenas um grupo que chega definido, o da Bélgica, que tem a sua ‘nova geração’ classificada desde a última rodada, além de caminhar para ser o que não terá representante na repescagem.

No Grupo C, a Alemanha, atual campeã do mundo, se classifica com um empate nesta quinta contra a Irlanda do Norte.

A Inglaterra também depende apenas de suas forças. Basta vencer a Eslovênia em casa pelo Grupo F.

Polônia, Montenegro e Dinamarca devem levar para a última rodada a disputa pelas vagas do Grupo E.

A Sérvia pode se garantir na sexta com uma vitória fora de casa diante da Áustria, que tem remotíssimas chances de repescagem, que tem a disputa mesmo entre País de Gales e Irlanda.

Espanha e Itália farão jogos protocolares nas duas últimas rodadas. Os espanhóis só perdem a vaga com tropeços contra Albânia e Israel somados a vitórias italianas. A lógica é termos a Fúria na Copa e a Azzurra na repescagem.

O Grupo I tem disputa interessante entre Croácia, Islândia, Turquia e Ucrânia. Todos podem tudo, de vaga direta, repescagem ou eliminação.

Depois de dar sobrevida aos adversários na última rodada, pelo Grupo A, a França joga fora de casa contra a Bulgária para não se complicar, enquanto Suécia e Holanda encaram os já eliminados contando justamente com outro fracasso francês para levar a briga à rodada final.

Com campanha perfeita em oito jogos, a Suíça recebe a Hungria em busca de mais uma vitória para deixar a rodada final mais tranquila contra Portugal, de Cristiano Ronaldo, que precisa de duas vitórias, uma delas sobre os suíços na terça-feira para não ter de jogar mais uma repescagem.

O blog estará de olho acompanhando tudo o que acontece e atualizando as figurinhas da Copa 2018!

Anúncios

Autor: rubenslisboa

Jornalista. Ex-repórter de Lance!, UOL Esporte, e Confederação Brasileira de Tênis. Músico (não-praticante) nas horas vagas. Fã de várias vertentes de música, especialmente Rock e Heavy Metal. Um colecionador de covers, tributos, versões alteradas e plágios descarados no mundo da música.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.